Três 'grandes' com adversários de má memória na segunda jornada

O FC Porto joga no domingo no Estádio Nacional, em Oeiras, nova 'casa' do Belenenses, na sequência da cisão entre o SAD e o clube do Restelo, que na temporada anterior se impôs por 2-0 na receção à equipa treinada por Sérgio Conceição, ajudando o Benfica a assumir naquela altura a liderança do campeonato.

Os 'encarnados' também não tem boas memórias da última deslocação ao Estádio do Bessa, no Porto, palco do encontro de sábado com o Boavista, do qual saiu derrotado há pouco mais de um ano, por 2-1, confirmando uma tendência recente: o Benfica venceu apenas uma das últimas quatro partidas com os 'axadrezados'.

No mesmo dia, o Sporting recebe o Vitória de Setúbal, que na época transata, em Alvalade, apenas sucumbiu a uma grande penalidade marcada por Bas Dost aos 86 minutos, desforrando-se depois com um empate 1-1 em casa, na segunda volta, atrasando os 'leões' na corrida pelo título.

Além de reencontrarem adversários que lhes 'roubaram' pontos em 2017/2018, os três 'grandes' preparam-se para enfrentar equipas que, tal como eles, venceram os encontros da primeira jornada do campeonato, na qual não se registou um único empate.

O FC Porto, que começou por justificar o estatuto de campeão, ao golear por 5-0 o Desportivo de Chaves (o resultado mais desnivelado da ronda), não poderá contar com os lesionados Danilo e Soares, enquanto Marega continua a treinar à margem do plantel, na sequência do braço-de-ferro com o clube.

O Benfica mostrou alguns sinais preocupantes na estreia na I Liga, ao permitir que vantagem de 3-0 ao intervalo na receção ao Vitória de Guimarães se transformasse em 3-2, substituindo a habitual dependência de Jonas, melhor marcador da prova na época anterior, pela de Pizzi, autor dos três golos benfiquistas.

O treinador Rui Vitória já estava privado de Krovinovic e Ebuehi, mas deverá ter perdido também o avançado Castillo, lesionado no jogo de terça-feira na Turquia, com o Fenerbahçe (1-1), que valeu ao Benfica a qualificação para os 'play-offs' da Liga dos Campeões, nos quais defrontará o PAOK.

O Sporting e o seu novo técnico, José Peseiro, responderam da melhor forma à grave crise que o clube lisboeta atravessa, na sequência das rescisões de alguns dos seus mais influentes jogadores -- algumas revertidas -- e da destituição do presidente Bruno de Carvalho.

Os 'leões' até estiveram a perder no estádio do Moreirense, mas deram a volta e conseguiram impor-se por 3-1, com golos de Bruno Fernandes e Bas Dost, dois jogadores que recuaram na decisão de rescindir do alegando justa causa, num jogo em que o guarda-redes Viviano se lesionou antes do início, devendo manter-se como baixa para a receção ao Setúbal.

O Sporting de Braga, que se estreou com um triunfo por 4-2 em casa sobre o Nacional, viaja até aos Açores para defrontar o Santa Clara, enquanto o Feirense e o Marítimo, as restantes equipas vitoriosas da jornada inaugural, deslocam-se aos estádios de Vitória de Guimarães e Rio Ave, respetivamente.

A ronda começa a disputar-se na sexta-feira, com o embate entre o Desportivo das Aves e Tondela, dois derrotados da jornada de abertura, tal como sucede nos confrontos entre Desportivo de Chaves e Portimonense e entre Nacional e Moreirense.


FONTE: NoticiasAoMinuto