Relatório aprovado com 52,95% dos votos - mas houve mais sócios a votar contra do que a favor

23h54: Fonte oficial do Sporting informa a Tribuna Expresso que o Relatório e Contas foi aprovado com 52,95% (3.935) dos votos a favor e 47,05% (3.496) contra. Todavia, se a votação fosse no esquema um sócio, um voto, o documento do Conselho Diretivo presidido por Frederico Varandas seria reprovado, pois de um universo de 1352 associados que votaram, 756 votaram contra e 596 a favor. A antiguidade equivale a um maior número de votos.

23h20: Encerraram as urnas. Irá, agora, proceder-se à contagem dos votos dos 1406 sócios credenciados para o efeito.

23h13: Rogério Alves afirma que as urnas se fecham dentro de momentos. Órgãos sociais vão votar agora.

23h09: Entretanto, cá fora, Sousa Cintra dirigiu-se aos jornalistas presentes e disse que "Frederico Varandas não tinha jeito algum para ser presidente do Sporting, Parece que é dono da quinta".

23h05: Fala, agora, Frederico Varandas, que diz que não foi este Conselho Diretivo a expulsar Bruno de Carvalho de sócio, mas sim 70% dos sócios do clube. O presidente fala também sobre o momento desportivo da equipa de futebol e deixa uma garantia: "Falaremos no final da época". Há assobios e há aplausos.

23h00: Agora, é a vez de Frederico Varandas e alguns sócios recordam pedaços da entrevista à SICNotícias: "Teresa, Teresa, Teresa". Há franjas que pedem a demissão de Varandas enquanto Rogério Alves apela à calma e pede para que se deixe falar o presidente.

22h52: Tem a palavra agora Miguel Afonso, vice-presidente para as modalidades, que aborda o tema Jorge Fonseca, o judoca campeão do mundo que já criticou esta direção anteriormente e que não foi capa do Jornal Sporting imediatamente após a conquista. Miguel Afonso assume que foi um erro não estar na primeira página do dito jornal e confessa ter combinado com o treinador de judo, Pedro Soares, que o Sporting fará a devida homenagem a Jorge Fonseca na inauguração das novas instalações para a equipa de judo. Seguiram-se vaias e assobios.

22h43: Depois de Salgado Zenha, falam Filipe Osório de Castro, "vice" para o Património, e João Sampaio, vice-presidente para a área jurídica. Sampaio responde sobre as questões levantadas pela fuga de informação que levou a que o resultado da auditoria ao clube fosse exposta publicamente, respondendo que esta era da responsabilidade da Comissão de Gestão que precedeu a atual direção. Sampaio garante que o clube procedeu a um inquérito interno para apurar responsabilidades, mas que logo percebeu não haver condições para chegar a conclusões, pelo que o SCP apresentou queixa à Polícia Judiciária.

22h26: Salgado Zenha começa por reafirmar o comunicado enviado à CMVM - recorde-se, o Sporting apresentou uma reestruturação financeira em que, basicamente, poupará 90 milhões de euros com a recompra das VMOC por 40,5 milhões (o 'preço' original era de 135 milhões), e a diminuição da percentagem que fica na banca para reembolso antecipado obrigatório e reforço das Contas Reserva. Zenha, por outro lado, explicou o protocolo do Sporting com o Wolverhampton em que o clube leonino pagou dois milhões de euros ao homólogo inglês com vista à exploração do mercado chinês. Foi apupado.

22h25: Os sócios inscritos para falar já terminaram as suas intervenções e pelo menos dois terão apoiado Varandas, insurgindo-se contra o clima de intimidação. Tem agora a palavra o Conselho Diretivo. Salgado Zenha, homem-forte das Finanças do SCP, responde agora a algumas questões deixadas pelos sócios.

22h16: Número final dos sócios credenciados para votar: 1406.

22h11: Sobe agora ao palanque Sousa Cintra, um dos 28 sócios inscritos para falar, histórico presidente do SCP que esteve na comissão de gestão que liderou o clube na transição de Bruno de Carvalho para Frederico Varandas. Cintra está a ser muito assobiado, Rogério Alves pede calma aos sócios e perante a insistência dos apupos, pede ao ex-presidente leonino para dar o seu lugar a outro sócio. Cintra sai ouvindo os gritos de "gatuno" e foi votar. Depois disso, saiu do Pavilhão.

21h59: Os sócios estão agora a tomar a palavra, cada um deles com três minutos: um deles queixa-se que o jornal do Sporting; ignora derrotas no futebol; outras críticas foram lançadas às supostas mudanças nos vencimentos dos administradores e a fuga de informação de uma auditoria às contas; Rogério Alves, presidente da MAG, também foi visado pela forma como conduziu o processo; perguntou-se, por outro lado, em que pé estava o inquérito interno à atrás referida fuga de informação da auditoria às contas. Miguel Fonseca, o polémico advogado de Bruno de Carvalho no caso Alcochete, também tomou a palavra.

21h54: A Tribuna Expresso teve acesso ao discurso do presidente do Sporting Frederico Varandas:

BOA NOITE SPORTING! BOA NOITE CAROS CONSÓCIOS!

PASSARAM POUCO MAIS DE 13 MESES. MESES MUITO DIFÍCEIS TENDO EM CONTA A SITUAÇÃO EM QUE O CLUBE SE ENCONTRAVA.E NESTES 13 MESES, DE FACTO, INDEPENDENTEMENTE DE COISAS POSITIVAS QUE FORAM FEITAS, INDEPENDENTEMENTE DOS TÍTULOS CONQUISTADOS NAS VÁRIAS MODALIDADES, INDEPENDENTEMENTE DOS ERROS QUE TAMBÉM COMETEMOS, O MAIS IMPORTANTE FOI TERMOS CONSEGUIDO NESTE EXERCÍCIO DE 18/19, VOLTAR A CREDIBILIZAR A INSTITUIÇÃO E EVITAR A FALÊNCIA DO SPORTING.

MAS NÃO CONSEGUIMOS ISTO SOZINHOS: O FEITO É SOBRETUDO DA NOSSA MASSA ASSOCIATIVA, DOS QUE DISSERAM E DIZEM SEMPRE PRESENTE, POIS NÓS SOMOS APENAS AQUELES QUE, NUM DADO MOMENTO DA NOSSA HISTÓRIA, REPRESENTAMOS O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL. SÃO SEMPRE OS SÓCIOS QUE DEFINEM O CAMINHO A SEGUIR.

NÓS, COMO OUTROS ANTES DE NÓS, COMO OUTROS QUE VIRÃO DEPOIS DE NÓS, ESTAMOS AQUI APENAS A FAZER O MELHOR QUE PODEMOS E QUE SABEMOS PELO SPORTING.

TEMOS UM ÚNICO OBJETIVO: ENTREGAR O CLUBE EM CONDIÇÕES MELHORES, EM CONDIÇÕES BEM MELHORES DO QUE AQUELAS EM QUE O RECEBEMOS.

ESTE É O NOSSO OBJECTIVO E VAMOS CUMPRI-LO.

TEMOS VINDO A FAZER UM TRABALHO DE FUNDO, DE REESTRUTURAÇÃO, DE REFORMAS, DE BASE.

UM TRABALHO MUITAS VEZES INVISÍVEL HOJE, MAS QUE VAI DAR FRUTOS A 2, 5, 10 ANOS E QUE É NECESSÁRIO PARA QUEM ACREDITA VERDADEIRAMENTE NA MÁXIMA: “SPORTING SEMPRE!”

NUM CLUBE COMO O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL É PRECISO, COM RIGOR, COM LUCIDEZ, COM RACIONALIDADE, CUIDAR DO FUTURO, PORQUE O CLUBE NÃO É, NUNCA É, DE QUEM O DIRIGE, MAS SIM DOS SÓCIOS.

O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL PARA SE PERPETUAR E SER UM CRÓNICO VENCEDOR EM TODAS AS MODALIDADES TEM DE SER SEMPRE SUSTENTÁVEL.

E É DEVER DE QUEM DIRIGE DEFENDER E ASSEGURAR SEMPRE ESSA SUSTENTABILIDADE. É NOSSO DEVER PROCURAR E DEFENDER A ESTABILIDADE COMO MEIO DE ATINGIR A SUSTENTABILIDADE.

MAS ESSE DEVER NÃO É APENAS NOSSO.

SE O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL É DOS SÓCIOS E É MESMO DOS SÓCIOS, OS SÓCIOS TÊM TAMBÉM O DEVER DE GARANTIR E DEFENDER ESSA MESMA SUSTENTABILIDADE, TÊM TAMBÉM O DEVER DE PROCURAR A ESTABILIDADE E DE DEFENDER A ESTABILIDADE.

E NÃO É COM LUGARES-COMUNS E COM FRASES FEITAS QUE AS COISAS SE PRESERVAM. NÃO É A DIZER OU A FALAR, MAS A FAZER.

NÃO É COM DEMAGOGIAS E ILUSÕES, MAS COM TRABALHO, TRABALHO SÉRIO, TRABALHO HONESTO, TRABALHO DIÁRIO, TRABALHO DE FUNDO.

SEMEAMOS HOJE PARA QUE OUTROS POSSAM COLHER AMANHÃ.

É ESTE O ESPÍRITO QUE TEMOS. É ISTO QUE NOS INSPIRA.

É ASSIM QUE ENTENDEMOS QUE DEVEMOS SERVIR O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL.

FIZEMOS UM ORÇAMENTO E OS SÓCIOS APROVARAM ESSE ORÇAMENTO.

HOJE, PERANTE OS SÓCIOS, PERANTE QUEM PRESTAMOS CONTAS, APRESENTAMOS ESSAS MESMAS CONTAS, EM LINHA COM O ORÇAMENTO APROVADO PELOS SÓCIOS.

E O QUE PODEMOS VERIFICAR?

VERIFICAMOS QUE, APESAR DE TUDO, APRESENTÁMOS UM LUCRO ACIMA DO ESPERADO.

POR ISSO, EM LINHA COM O QUE OS SÓCIOS APROVARAM NO ORÇAMENTO, APRESENTAMOS AS CONTAS PARA QUE POSSAM SER, EM COERÊNCIA, TAMBÉM APROVADAS PELOS SÓCIOS."

21h46: De acordo com fonte oficial do Sporting, há 1025 sócios credenciados para votar e 28 inscreveram-se para usarem da palavra.

21h44: Os sócios contestam Rogério Alves, presidente da Mesa da Assembleia Geral, pela forma como organizou a AG, abrindo as votações antes da discussão do Relatório e Contas.

21h35: Varandas já falou e um documento durante 10 minutos, no qual voltou a apelar à união do clube, algo que confessa não conseguir garantir porque há sócios que não querem. Salgado Zenha, vice-presidente e o homem das finanças do SCP, apresentou as contas usando um PowerPoint.

21h30: Cá fora, mensagens com a hashtag "Varandas Out" indicam o caminho ao Pavilhão. "Amadores...não" e "Varandas Out" são algumas das mensagens expostas em tarjas. Lá dentro, muitos seguranças, e alguns insultos e impropérios lançados a Frederico Varandas, apelidado, também, de ditador.

21h151: Os sócios do Sporting vão hoje a votos para aprovar ou rejeitar o Relatório e Contas, em Assembleia Geral no Pavilhão João Rocha.


FONTE: TribunaExpresso