Argentinos chamam ao Benfica «Rey del mercado» e fazem as contas: 600M de lucro esta década

O jornal desportivo Olé, no rescaldo do mercado de transferências, fez uma análise detalhada ao que tem sido o passado recente do Benfica, clube que tem conseguido mais lucros com vendas de jogadores - seguido do FC Porto, embora com cerca de metade.

As contas são feitas, no artigo em causa (pode aceder em baixo), a partir de 2010 e demonstram uma década em cheio para as águias, no que ao balanço entre compras e vendas diz respeito, isto a propósito de uma janela onde, muito por causa de João Félix, o Benfica fez 189M em vendas e 44M em compras.

São 618M de lucro, o que fazem das águias o clube líder nestas contas, seguido do FC Porto com 341M e do Ajax (295M). O Sporting aparece com lucros de 125M e, do outro lado, estão os mais gastadores: Manchester City (-1.069M), PSG (-817M) e Barcelona (-562M).

No artigo, é destacada a recente capacidade para lucrar com jogadores vindos da formação (Nélson Semedo, Bernardo Silva, André Gomes, João Cancelo), o que se acrescentou à tendência para valorizar jogadores comprados em campeonatos mais periféricos (David Luiz, Oblak, Matic, Lindelöf ou Enzo Pérez).

E são ainda apontados dois dos próximos a, possivelmente, significarem mais milhões para o Benfica: Rúben Dias e Gedson Fernandes.


FONTE: Zerozero.pt