Euro2020. Três novidades nos convocados da seleção

Daniel Carriço, Renato Sanches e Podence são as principais novidades na lista de jogadores convocados por Fernando Santos para a dupla jornada frente a Sérvia e Lituânia, em setembro, do grupo B de qualificação para a fase final do Euro2020 de futebol. Os eleitos de Fernando Santos foram revelados ao início da tarde desta quinta-feira, numa conferência de imprensa que decorreu na Cidade do Futebol, sede da Federação Portuguesa de Futebol, em Oeiras.

Praticamente três meses depois da conquista da Liga das Nações, o selecionador nacional deu a conhecer os eleitos para a dupla jornada da fase de grupos, com o capitão Cristiano Ronaldo a ser, como é habitual, a principal figura dos convocados.

Eis a lista dos 25 jogadores escolhidos:

Guarda-redes ; Beto, José Sá e Rui Patrício;

Defesas ; Daniel Carriço, João Cancelo, José Fonte, Nelson Semedo, Mário Rui, Pepe, Raphael Guerreiro e Rúben Dias;

Médios ; Bruno Fernandes, Danilo Pereira, João Moutinho, Pizzi, Renato Sanches, Rúben Neves e William Carvalho;

Avançados ; Bernardo Silva, Cristiano Ronaldo, Diogo Jota, Gonçalo Guedes, João Félix, Podence e Rafa.

Quadro atual

Portugal defronta a Sérvia, em Belgrado, no dia 7 de setembro, e viaja até à Lituânia, no dia 10, em dois jogos que poderão ser determinantes na luta pelo apuramento direto para o próximo Europeu.

No arranque do apuramento, a formação portuguesa somou dois empates caseiros, com Ucrânia (0-0) e Sérvia (1-1).

A seleção lusa, atual detentora do título, segue no quarto e penúltimo lugar do grupo B com apenas dois pontos, embora tenha menos dois jogos do que a Ucrânia, que lidera com 10, e do que o Luxemburgo, que é segundo com quatro.

Com mais um jogo que Portugal, a Sérvia é terceira classificada, também com quatro pontos, enquanto a Lituânia segue em último, com apenas um ponto.

Os dois primeiros lugares do agrupamento dão acesso direto ao Euro2020. Caso falhe a qualificação no grupo, Portugal tem, pelo menos, assegurada a presença no "play-off", via Liga das Nações.


FONTE: RTP