Tenista coreano surdo faz história no circuito ATP

O sul-coreno Duckhee Lee, de 21 anos, tornou-se esta segunda-feira no primeiro jogador surdo a vencer uma partida no circuito. O asiático – na sua estreia em competições do circuito ATP – venceu o suíço Henri Laaskonen com os parciais de 7-6 (7-4) e 6-1.

Num encontro que ficou marcado por uma interrupção de várias horas devido às condições meteorológicas, o estreante, 212.º do ranking, consumou a estreia da melhor forma, ele que até à competição norte-americana só tinha atuado em torneios Challenger, da categoria imediatamente abaixo ao ATP Tour.

Impossibilitado de ouvir as chamadas dos juízes de linha ou os anúncios de pontuação, o que dificulta a tarefa no court, o sul-coreano prefere antes deixar um apelo otimista: «A minha mensagem [para os deficientes auditivos] é que nunca desanimem. Se tiverem os meios, podem fazer qualquer coisa.»

«As pessoas troçavam de mim pela minha deficiência e diziam que não devia estar a jogar neste nível. Foi muito difícil, mas tive a ajuda de amigos e familiares para continuar. Queria mostrar a todos que poderia fazê-lo», atirou após a vitória sobre o suíço.

Os melhores resultados de Duckhee Lee eram duas vitórias no ano passado diante da Nova Zelândia na Taça Davis, torneio de seleções que não está inserido no ATP Tour.


FONTE: MaisFutebol