Talento Português: O menino de 2003 que se pode estrear na Equipa Principal esta temporada

Joelson Augusto Mendes Mango Fernandes, nasceu a 28 de Fevereiro de 2003 na Guiné-Bissau, emigrou para Portugal com 11 anos, altura em que entra para o Sporting.

Filho de Mango, antigo futebolista, que também ele chegou a passar pelas camadas jovens leoninas, o pequeno Joelson vivia na cidade de Aveiro com a sua família, e apenas se deslocava a Lisboa para jogar, sempre na companhia do seu progenitor que lhe dava conselhos que achava necessários para o jogador evoluir.

O jogador acaba por ingressar na Academia de Alchochete a tempo inteiro aos 13 anos, por lá vai passando todos os escalões, e impressionando, veloz, com um drible curto entusiasmante, capaz de queimar linhas em progressão, começa a ser apontado como a maior pérola da formação do clube leonino, na senda de outros extremos de outrora como Paulo Futre, Luís Figo, Simão Sabrosa, Cristiano Ronaldo, Ricardo Quaresma, Nani ou mais recentemente Gelson Martins.

Volvidos 3 anos a viver em Alcochete acompanhados de exibições de encher o olho, este diamante em bruto, não passou despercebido ao treinador holandês Marcel Keizer que chamou o jovem a treinar-se com a equipa principal no dia 1 de Março, uma espécie de prenda para o jovem que havia completado 16 primaveras no dia anterior.

Foi também durante esse mês que o Sporting anunciou 12 renovações de contrato com jovens dos sub-17 até Junho de 2022, sendo Joelson Fernandes um deles.

O Presidente Frederico Varandas revelou que alguns destes jovens já haviam sido sondados por tubarões europeus, algo que fez com que o Sporting se antecipasse e blindasse as suas promessas, Joelson ficou com uma cláusula de 45 milhões.

Com a pré temporada à porta, Keizer chamou alguns jovens, entre eles destacam-se Nuno Mendes, Eduardo Quaresma, ambos com 17 anos, e por último Joelson Fernandes, não sabemos se o jovem extremo irá mesmo ter alguma oportunidade nesta pré época, até porque o Sporting tem neste momento um elevado número de extremos à disposição: Raphinha, Jovane Cabral, Carlos Mané, Iuri Medeiros e Matheus Pereira, faltando ainda Gonzalo Plata, Marcos Acunã e Diaby que estão de momento a disputar competições ou de férias.

Ainda assim, as qualidades de Joelson agradam e muito a Keizer, e o Sporting pretende fazer uma gestão inteligente do jogador, que este ano deverá integrar os juniores, podendo fazer alguns jogos pelos sub-23, ir treinando esporadicamente com a equipa principal, podendo ser hipótese em jogos de Taça.

Veremos se este jovem de 2003 se poderá mesmo estrear durante esta temporada.

Veja os "highlights" do miúdo no vídeo abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=X46nzdRUq9k


FONTE: AdeptosDeBancada