O mundo Giroud e deu o primeiro título a Sarri
Seis anos depois de vencer o Benfica na final de Amesterdão, o Chelsea voltou a conquistar a Liga Europa. Na primeira de duas finais europeias 100% inglesas, a equipa de Maurizio Sarri superiorizou-se ao vizinho Arsenal (4x1), num jogo que teve uma segunda parte alucinante e um francês endiabrado: Giroud.
O camisola 18 esteve em plano de destaque contra a ex-equipa e além da medalha de ouro vai levar também para casa o prémio de melhor marcador da competição.
Gunners sem munições
A 3.ª final europeia entre ingleses prometia ser um bom espetáculo, mesmo com todos os condicionalismos fruto da final ser em Baku, no Azerbaijão, e não deixou ficar nada mal os deuses do futebol.
O Arsenal entrou mais acutilante no encontro, explorando bem a profundidade dos seus laterais, ao passo que o Chelsea começou por jogar no erro do adversário e em transições rápidas. Foi esta a principal diferença entre as equipas nos momentos iniciais.
Apesar desse maior controlo de jogo na primeira meia hora de jogo, a equipa de Unay Emery, um verdadeiro papa-títulos nesta prova, teve muitas dificuldades na definição, algo que facilitou o trabalho de Kepa Arrizabalaga. O melhor que conseguiu foi mesmo um remate de Xhaka que resvalou ligeiramente na barra dos blues.
O Chelsea acabou por crescer na etapa final da 1.ª parte e teve duas oportunidades de ouro para abrir o marcador ainda no primeiro tempo. Valeu o experiente Petr Cech, com duas defesas soberbas, a remates de Emerson e Giroud. 0x0 era o resultado ao intervalo, que deixava tudo em aberto para a segunda metade.
Giroud escreveu a história do jogo
Se os últimos minutos do primeiro tempo já tinham deixado antever um pouco aquilo que viria a ser a 2.ª parte do Chelsea, os primeiros minutos reforçaram a superioridade do conjunto de Sarri.
Oliver Giroud, ex-avançado do Arsenal, abriu o livro, logo aos 49 minutos, com um cabeceamento fantástico, após cruzamento de Emerson, e teve papel importantíssimo para o primeiro grande título do treinador italiano, ao estar em foco ainda no 3.º e 4.º golos.
O 1x0 teve sérias repercussões na confiança da equipa de Emery, que não mais se conseguiu recompor. Pedro Rodriguez ampliou a vantagem, ao finalizar uma bonita jogada ofensiva, assistido por Hazard, e o próprio Hazard, em dose dupla, com participação de Giroud nos dois golos, acabou por sentenciar a partida a favor dos blues.
E nem mesmo o excelente golo de Iwobi, na altura o 3x1, breves minutos depois de ter entrado, foi um problema nesta caminhada triunfal do Chelsea em Baku.
Por culpa desta derrota pesada, o Arsenal falha o acesso à Liga dos Campeões na próxima temporada. Os gunners vão ter de contentar-se apenas com a presença na... Liga Europa.
FONTE: Zerozero.pt