France Football elegeu os 50 melhores treinadores de sempre e Mourinho ficou fora do top 10
Para a France Football, José Mourinho não entra nos 10 melhores treinadores de sempre. A conceituada revista francesa elaborou uma lista com os melhores misters e apenas Guardiola, entre os que estão no ativo, ocupa o top cinco.
Segundo a publicação gaulesa, que teve em conta três critérios para a decisão (número de troféus ganhos, a influência no jogo e a personalidade), Rinus Michels, criador do Futebol Total e técnico da seleção holandesa e do Ajax na década de 60 e 70, é o melhor treinador da história de futebol. Alex Ferguson, timoneiro mais importante da história do Manchester United, Arrigo Sachi, bicampeão europeu no final dos anos 80, completam o pódio.
José Mourinho ocupa o lugar 13, logo atrás de Trapattoni, técnico italiano campeão nacional pelo Benfica na temporada 2004/2005.
Pep Guardiola, entre os técnicos que estão no ativo, é o único a ocupar o top 5, fazendo companhia à sua maior referência, Johan Cruyff.
Bella Guttmann, Bobby Robson e Tomislav Ivic, treinadores que passaram pelos três grandes do futebol português, fazem parte do top 50.
1. Rinus Michels, Holanda.
2. Alex Fergusson, Escócia.
3. Arrigo Sachi, Itália.
4. Johan Cruyff, Holanda.
5. Pep Guardiola, Espanha.
6. Valeri Lobanovski, Ucrânia/União Soviética.
7. Helenio Herrera, Argentina/França.
8. Carlo Ancelotti, Itália.
9. Ernst Happel, Áustria.
10. Bill Shankly, Escócia.
(...)
12. Giovanni Trapattoni, Itália.
13. José Mourinho, Portugal.
20. Bela Guttmann, Hungria.
39. Bobby Robson, Inglaterra.
42. Tomislav Ivic, Jugoslávia/Croácia.
FONTE: Zerozero.pt