A dor de cabeça de Conceição no ataque: sem Marega, mudança de sistema ou outra alternativa?

A lesão de Moussa Marega fez soar os alarmes no seio portista. O maliano saiu do duelo frente ao Vitória SC agarrado à coxa esquerda e a previsão da rotura muscular é de uma ausência do relvado durante várias semanas. Avizinha-se o duelo frente à Roma, para a Liga dos Campeões, e Sérgio Conceição vê-se, assim, privado de um jogador imprescindível.

Ora, com Marega K.O, que alternativas restam a Sérgio Conceição? O zerozero analisou a fundo a questão e deu conta da existência de dois cenários distintos. O primeiro, claro está, passa pela substituição natural do maliano.

Olhando para a mais recente lista de inscrições relativa à prova milionária, as inclusões de Tiquinho Soares e Fernando Andrade dão mais margem de manobra ao treinador dos dragões já que, com a lesão de Aboubakar, Marega era, até então, o único elemento de referência no último terço. A titularidade de Soares passa, por isso, a ser um dado praticamente adquirido, mas caso o esquema tático se mantenha - o tradicional 4x4x2 - as dúvidas quanto ao seu possível parceiro acabam por surgir inevitavelmente.

A opção mais viável passa pela inclusão de Fernando Andrade. Contratado ao Santa Clara no passado mercado de inverno, o brasileiro tem justificado a aposta - final-four da Taça da Liga é o maior exemplo - e as suas características - rápido, possante e com golo - parecem encaixar perfeitamente na filosofia de jogo do campeão nacional. As outras soluções, menos prováveis, passam pelas entradas diretas de André Pereira ou Adrián López.

Por outro lado, há também a forte possibilidade de Sérgio Conceição alterar o esquema para um 4x2x3x1. Perante esse cenário, a aposta em Danilo é vista como bastante provável. Ao lado de Óliver Torres no setor mais recuado do miolo, o internacional português vai obrigar, consequentemente, Héctor Herrera a avançar no terreno e a prestar apoio ao avançado. A posição não é propriamente novidade e o mexicano sente-se confortável ao pisar zonas mais adiantadas. E ainda há Otávio...


FONTE: Zerozero.pt