Dragão bate recordes na Turquia e traz 'milhões' para o Porto
Apesar de já ter o apuramento e o primeiro lugar do grupo garantidos, o FC Porto chegou à Turquia com o objetivo de conquistar os três pontos. Inicialmente, parecia uma tarefa complicada de concretizar, mas a equipa de Sérgio Conceição conseguiu impor o seu jogo e conquistou um triunfo por 3-2, diante do Galatasaray.
Os turcos entraram com tudo, até porque os três pontos garantiam a qualificação para a Liga Europa, sem estarem dependentes do outro jogo do grupo.
Os primeiros quinze minutos foram de pressão alta, junto às redes de Casillas, mas o ritmo abrandou quando, aos 17 minutos, Felipe inaugurou o marcador, depois de um livre cobrado por Alex Telles.
Marega assinou o segundo e parecia que a esperança turca tinha caído por 'água abaixo' (40'). No entanto, uma grande penalidade beneficiada pelo Galatasaray, em cima do intervalo, voltou a devolver a esperança à equipa da casa (45').
No segundo tempo, Sérgio Oliveira colocou os azuis e brancos numa posição mais confortável, aos 57 minutos, mas a resposta não demorou muito. Em menos de dez minutos, Derdiyok relançou a partida, aos fazer os 2-3.
O Galatasaray teve a oportunidade chegar ao empate, aos 67 minutos, mas Féghouli - que marcou o primeiro golo -, falhou a segunda grande penalidade de que a equipa beneficiou. No entanto, mesmo sem conseguir o triunfo, os turcos conseguiram o passaporte para a Liga Europa, uma vez que o Schalke 04 venceu o Lokomotiv por 1-0.
Uma vitória sinónimo de... recordes
A vitória na Turquia foi mais do que uns 'simples' três pontos. O FC Porto carimbou o triunfo número 100 na competição, tal como... Iker Casillas. O guarda-redes espanhol conta como 88 vitórias ao serviço do Real Madrid e 12 pelos azuis e brancos. É o segundo jogador a atingir essa meta, depois de Cristiano Ronaldo.
Para além disso, esta foi apenas a terceira vez na história que o Dragão passou a fase de grupos sem uma única derrota. Já tinha acontecido nas temporadas 1996/97 e 2014/2015 e, nessas duas ocasiões, o emblema azul e branco chegou até aos quartos de final da prova.
FONTE: NoticiasAoMinuto