Rio Ave-Sporting: antevisão e onzes prováveis

MOMENTO:

Rio Ave: 5.º classificado da Liga, a formação de Vila do Conde apenas perdeu um dos últimos seis jogos - na Vila das Aves. E segue invicta em jogos disputados em casa: cinco vitórias e dois empates. O triunfo do Vitória Guimarães em Chaves obriga o Rio Ave a vencer para se isolar novamente no quinto posto.

Sporting: o inegável efeito do chicote. Desde que José Peseiro foi despedido, os leões não mais perderam. Venceram dois encontros e empataram um - em casa do Arsenal - durante o ciclo de Tiago Fernandes. Desde que Keizer chegou que os leões só golearam: 1-4 ao Lusitano FCV e 1-6 ao Qarabag. Na estreia na Liga o holandês enfrentará maior desafio desde que chegou. É a prova dos nove para o novo reinado do leão.

AUSÊNCIAS:

Rio Ave: Nuno Santos, Joca, Ronan, Monte por lesão; Dala impedido de jogar por pertencer aos quadros do Sporting;
Sporting: Battaglia e Raphinha lesionados.

DISCURSO DIRETO:

José Gomes: «É um futebol diferente. Não quer dizer que seja melhor: é diferente. Nós, portugueses, temos tendência a sobrevalorizar muitas vezes o que vem de fora e às vezes há excessos de entusiasmo por essas novidades. É um futebol diferente, mas o importante é que o Sporting tem bons jogadores e capazes e interpretar diferentes formas de jogar. O Sporting está a fazer isso bem, também fruto deste entusiasmo da novidade. Na última quinta-feira fez um excelente jogo e o que esperamos é um Sporting forte.»

Marcel Keizer: «As equipas são muito organizadas, fisicamente muito boas, com jogadores de qualidade e difíceis de vencer. Vimos os jogos do Rio Ave. Penso que joga um futebol muito bom. Vai ser um jogo difícil, sabemos disso. Mas sabemos o que podemos fazer.»

HISTÓRICO DE CONFRONTOS:

Este será o 49.º encontro entre os dois emblemas. Supremacia clara do Sporting que venceu 31 dos duelos realizados e perdeu apenas cinco. Registaram-se empates em 12 ocasiões. Em jogos disputados em Vila do Conde mantém-se a vantagem dos leões: 13 vitórias, sete empates e quatro derrotas. Na época passada, a equipa orientada por Jorge Jesus venceu por 1-0 com um golo de Bas Dost.

EQUIPAS PROVAVEIS:

Rio Ave: Leo; Matheus Reis, Buatu, Borevkovic, Nadjack; Schmidt, Tarantini; Galeno, Diego Lopes, Coentrão; Vinicius.
Outros convocados: Paulo Vítor, Miguel Rodrigues, Afonso Figueiredo, Junio, Jambor, Murilo, Bruno Moreira, Gabriel e Furtado.

Sporting: Renan; Acuna, Mathieu, Coates, Bruno Gaspar; Wendel, Gudelj; Nani, Bruno Fernandes, Diaby; Bas Dost.
Outros convocados: Salin, Diogo Sousa, Thierry Correia, André Pinto, Jefferson, Bruno César, Petrovic e Jovane.


FONTE: MaisFutebol